Avenida Paulista


Cartão Postal e coração da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista é famosa por encantar gerações.

Mas nem todos conhecem sua verdadeira origem. Como surgiu e o que fez esta avenida tão larga tornar-se referência mundial, com ricos projetos de arquitetura?



A Avenida Paulista foi inaugurada no ano de 1891, suprindo um desejo de iniciar novas áreas residenciais na região. Construída para os ricos e elegantes habitantes da época colonial, foi instalada em uma região de fazendas e fez surgir um novo modelo de arquitetura para o Município.


Avenida Paulista em 1891. Fonte Imagem: Pinterest

Os novos lotes residenciais eram grandes e deveriam apresentar um recuo de 10 metros da avenida.

A ideia de grandes e diferentes casas estava ligada a importância e ao poder econômico daquele morador. Surgem então, modelos ecléticos e novos para o Brasil naquele período. 

No início do século XX, as casas começaram a apresentar um modelo de telhado inclinado, comum em regiões que possuem um inverno rigoroso, devido à influências europeias.


Avenida Paulista no início do século XX. Fonte: http://blooks.com.br/2012/01/registro-de-uma-cidade-de-um-tempo/

Estas casas ficavam isoladas no lote, apresentavam platibanda (elemento para "esconder" o telhado) e grandes escadarias. Estes elementos favoreciam a  monumentalidade dessas residências.


Construção MASP, 1968. Fonte: Pinterest

Apenas na 60 anos depois de sua inauguração,  na década de 1950, os grandes edifícios comerciais começaram a surgir baseado na valorização da região e da especulação imobiliária que surgiu para a avenida.


A Avenida Paulista deixa aos poucos portanto, seu caráter residencial e passa a abrir-se para um novo modelo, de centro comercial, com grandes projetos de arquitetura,  como ainda hoje é conhecida. 



CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário