Como fazer vegetação para maquetes

Quem é estudante de arquitetura sabe que maquete é uma companheira de quase todo o curso. 

Na hora de representar a vegetação muitos acabam optando por comprá-la pronta, o que costuma custar muito caro...

Pensando nisso, resolvi dar algumas dicas de como fazer vegetação para sua maquete em casa! Garanto que o resultado é ótimo e sai beeeem mais em conta! Vamos lá?




A primeira dica é utilizar a bucha comum de lavar louças. Para esta árvore, basta retirar a parte amarela, cortar em pedaços com a mão e pintá-los no tom desejado (tinta acrílica, de pva ou  de artesanto). Em seguida, faça o tronco da árvore com arame na forma e na escala desejada. Depois, basta espetar os pedaços de esponja tingidos no arame!




Ainda utilizando esta esponja comum, você pode utilizar diferentes cores para representar ipês, por exemplo.




A segunda dica é utilizar a bucha vegetal. Após passar pelo mesmo processo de pintura, espete-a em um arame ou em um palito de madeira e a árvore está pronta!




Você ainda pode utilizar  galhos de árvores de verdade para fazer o tronco da sua árvore!




As palmeiras podem ser feitas com papel e palito de madeira...




Para a grama, basta pintar o local desejado com o tom de verde escolhido. Após a secagem, utilize cola branca e jogue a serragem tingida no local (já vende pronta em lojas especializadas em artesanato). Para um efeito como este é importante peneirar a serragem para que o pó mais fininho não grude na cola primeiro.




Quem precisa de arbustos pode também utilizar o mesmo processo de pintar as esponjas. A primeira sugestão utiliza a parte verde da esponja de lavar louça com um recorte de cortiça e detalhes pintados em tinta. 




Para representar o talude você pode utilizar aquela esponja que envolve eletrodomésticos novos na caixa para não quebrar. Basta pintá-la e cortá-la na forma desejada.




Tenho mais uma dica valiosa nesse post para os futuros paisagistas...

Se você é assim como eu e, além de representar flores e frutos em maquete mas na vida real, tenho uma dica super legal! E se você aprendesse a cultivar orquídeas o ano todo? Esse curso completo ensina tudo que você precisa saber para não abandonar sua orquídea quando as flores caírem! 

Essa é um forma de decorar sua casa ou espaço com flores naturais e deixar as artificiais só para as maquete ein?! 

Espero que estas dicas possam ter ajudado em seus futuros projetos!

O agradecimento deste post vai para a minha turma de paisagismo que criou, com muito esforço, sua própria vegetação (a maioria das que estão neste post) em um projeto entregue esta semana! (:




Gostaram?! Então que tal acompanhar as dicas do blog pelo facebook? :)




CONVERSATION

1 comentários:

Postar um comentário