MASP

Estou passando este feriado em São Paulo e escolhi uma das minhas obras preferidas da terra da garoa para compartilhar com vocês, queridos leitores! O MASP!

E é claro que uma obra como esta não poderia passar desapercebida! O MASP é o museu mais frequentado de São Paulo, com média de 50.000 visitantes por mês (dados Folha de São Paulo, 05 de abril de 2009).





Pra quem acha que este é só um museu, está bem enganado! Tem de tudo! Também é centro cultural e oferece da escola de arte à palestras e debates.



 A arquiteta responsável pelo projeto é Lina Bo Bardi, italiana e do período modernista.

As ideias iniciais surgiram em 1957 mas sua construção final foi em 1968.

Em 1982 foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado) e em 2003 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).


Para preservar a vista para o centro da cidade, idealizou-se um projeto com quatro pilares e um grande vão, permitindo a visibilidade para o Parque Trianon (inaugurado em 1892 projetado pelo paisagista francês Paul Villon).




O Museu de Arte de São Paulo fica em plena Avenida Paulista. Até o semáforo em frente ao museu é personalizado. 




O edifício sede possui 11.000 metros quadrados divididos em 5 pavimentos. O vão livre, pasmem, tem 74 metros!

Esse vão só foi possível devido à sua estrutura. Tratam-se de duas vigas + quatro pilares (parte vermelha) que transmitem a maior parte da carga ao solo onde se encontra sua fundação em sapata direta. A laje superior em concreto protendido é mais grossa para que, junto com os pórticos, "segure" todo o edifício. 





Pois então, hoje, Domingo de Páscoa, juntei a família e fui lá na Avenida Paulista desenhar uns croquis do MASP (lembrando que croquis são apenas esboços que eu quis colorir e que não sou desenhista! haha). Adoro quando posso ir pessoalmente ao lugar porque dá pra sentir a energia, e desenhar mais dentro da realidade possível (ou não).






Logo, os agradecimentos deste post vão para a minha família que me acompanhou na visita de hoje! Obrigado Yan (irmão, de dreads), Diego (primo, de azul) e Valéria (mãe, de cabelos vermelhos) por esperarem pacientemente eu desenhar! 




Espero que tenham gostado e espero vocês para acompanharem os futuros posts sobre monumentos conhecidos do país e quiçá do mundo! :)

CONVERSATION

1 comentários:

  1. Que legal Tayra! Adoro o Masp! Seu desenho ficou lindo e tenho saudades de sua família toda! beijos

    ResponderExcluir