Cobogó


  Quem mora  em Brasília certamente já viu nos prédios do plano piloto aqueles elementos vazados que ficam geralmente na parte posterior do edifício. Mas você sabe do que se trata? São Cobogós. 

1. Cobogós na fachada posterior edifício residencial plano piloto. 2.Biblioteca Nacional em Brasília, uso de cobogós na fachada, projeto de Oscar Niemeyer 3. Vista através dos cobogós da Biblioteca Nacional

Fonte: http://luizamoreschi.wordpress.com/tag/cobogo/
  
  São blocos brasileiríssimos criados em 1929 em Recife. O nome Cobogó é fruto do sobrenome dos três engenheiros que o idealizaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio Gois. 

 Tratam-se de elementos que possibilitam uma maior ventilação e luminosidade. No início os blocos eram feitos apenas em cimento, mas atualmente podem ser encontrados no mercado blocos de cerâmica, argila, vidro e outros materiais. 
  


 O uso de Cobogós em espaços internos podem trazer luminosidade além de dividir ambientes.


Imagens retiradas do Pinterest.

  Não se pode falar em cobogós sem mencionar a Casa Cobogó de Márcio Kogan e do escritório Studio mk27. O volume superior da casa é revestido em L por cobogós  alemães. Segundo Kogan, a escolha desse tipo de cobogó garantiu sombras geradas pelo seu desenho tridimensional fazendo o volume da cobertura se tornar um elemento sempre mutante devido às mudanças de iluminação durante o dia e a noite.

Casa Cobogó, Márcio Kogan. Imagens retiradas do Google Search.


  E ai, ficaram animados para inserir cobogós em sua decoração mas a grana tá curta? Separei três opções criativas e baratinhas! Que tal cortar desenhos de cobogó em papel contact ou vinil colorido? Dá ainda para fazer uma parede de cobogó com tubos de pvc ou, para quem é mais discreto, comprar apenas um bloco de cobogó e usar como porta controle remoto. O que acham?




Imagens retiradas do Pinterest.

Gostaram?! Então que tal acompanhar as dicas do blog pelo facebook? :)




CONVERSATION

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa casaaaa! E teve um evento no casapark ano passado chamado BoomDesign onde eles brincaram com tubos +- parecido com essa segunda foto do DIY. Saca só: essa foto!


    Isso é tudo...
    Até mais, yaya

    ResponderExcluir